skip to Main Content
Como Declarar O IRPJ –  Imposto De Renda Pessoa Jurídica?

Como declarar o IRPJ – imposto de renda pessoa jurídica?

Quando chega a época de declarar imposto de renda pessoa jurídica (IRPJ) muitas pessoas colocam esse momento como sinônimo de muito estresse principalmente nos últimos dias quando o prazo para declaração está acabando, não é mesmo?

Há aqueles que tentam preencher o formulário em casa/escritório (isso lhe soa familiar?), mas se confundem com a quantidade de informações necessárias e podem apresentar problemas com o Leão.

Logo, se você é contribuinte de primeira viagem ou é aquele que já fez declarações de imposto de renda pessoa jurídica ao longo dos anos, esteja alerta, pois é importante que você se mantenha atualizado(a) sobre os trâmites e as exigências da Declaração vez que anualmente a Receita Federal divulga alguma mudança.

Isso significa que se você não quer que o Leão te “arranque um pedaço” deve ter muito cuidado.

Então, agora vamos ao assunto central deste artigo – como declarar imposto de renda pessoa jurídica?

Quem deve declarar o IRPJ

A declaração do IRPJ deve ser apresentada por todas as empresas pessoas jurídicas; a exceção fica por conta das empresas enquadradas no regime Simples Nacional.

Neste caso, é assegurada à pessoa jurídica a forma simplificada de pagamento das obrigações tributárias, não sendo preciso que você faça a declaração de imposto separadamente.

Mesmo assim, existe ainda a obrigatoriedade de se fazer uma declaração anual de faturamento.

Outro ponto importante que você deve saber é que você só está obrigado a declarar imposto de renda caso seus rendimentos tributáveis tenham somado R$ 28.559,70 no ano de 2017.

Você também deve enviar a declaração se recebeu rendimentos isentos acima de R$ 40.000,00 neste referido ano, entre outras obrigatoriedades.

Como declarar imposto de renda pessoa jurídica 2018

Para fazer a entrega da declaração de imposto de renda você tem três opções; através:

  • Receitanet, programa de transmissão da Receita Federal.
  • Do serviço Meu Imposto de Renda, aplicativo disponível para smartphones e tablets.
  • Ou online, acessando diretamente a página do e-Cac (Centro Virtual de Atendimento ao contribuinte da Receita Federal). Aqui, é preciso que você possua certificado digital.

É importante salientar que, diferente do imposto de renda pessoa física, contribuição devida por pessoas físicas, o IRPJ só tem apuração anual (sempre no dia 31 de dezembro) caso sua empresa seja modalidade de Lucro Real, senão esse pagamento é feito trimestralmente.

Como evitar erros ao declarar IRPJ

De uns anos para cá, muitas coisas mudaram em relação aos controles da Receita Federal especialmente no que se refere ao imposto de renda pessoa jurídica e nós estamos acompanhando todas as mudanças para ajuda-lo(a) de modo profissional a minimizar o risco de eventuais autuações.

Sabemos que devido a essas alterações no modo como declarar imposto de renda pessoa jurídica tem levado diversos contribuintes a pagarem multas altíssimas.

E nosso objetivo é entender sua situação e regularizá-la o quanto antes; por isso nossa equipe estuda sua necessidade e com base legal regulariza sua situação perante a Receita Federal minimizando o impacto tributário de modo correto.

Será um grande prazer te ajudar a proteger seu patrimônio!

Um forte abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top